quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Gestação: fase encantadora da mulher!

  

 

" A gravidez é uma ocasião de intensas alterações físicas e emocionais, e ainda assim uma condição de saúde. O fisioterapeuta é capaz de avaliar e monitorar as mudanças físicas enfocando primariamente a manutenção do bem estar."

    É certo que o corpo da mulher muda drasticamente neste período. Talvez o mais lembrado é o ganho de peso, este pode variar muito de mulher para mulher, mas se estimar um aumento de 12 Kg este normalmente será dividido da seguinte forma:     3,5 Kg do feto, 2 Kg do líquido amniótico, placentas e membranas fetais, 1 Kg do útero, 1 Kg de mamas, 1,5 Kg de acúmulo de gordura e 3 Kg de sangue e líquido extra celular. Assim sendo este aumento de 3 Kg de sangue e líquido extra celular é o edema, conhecido mais popularmente como inchaço, e as vezes, confundido com acúmulo de gordura.
     As razões deste edema são fisiológicas. Durante a gestação há um aumento na produção hormonal. Um hormônio chamado Adosterona e outro estrógeno, que são hormônios essenciais na gravidez, fazem com que toda grávida tenha tendência de reabsorver sódio, e isso causa a retenção hídrica. Outro fator é o aumento de peso uterino. Quando a mulher fica na posição em pé, ocorre um aumento na pressão venosa nos membros inferiores, aumentando a distensibilidade das veias, levando ao extravasamento de líquido para o interstício (o edema), e também o surgimento da varizes.

     O sistema linfático tem como função principal devolver à circulação sanguínea o líquido e proteínas que se encontram neste interstício. É um fator de segurança contra a formação do edema. No entanto, durante a gestação, o sistema linfático pode ficar sobrecarregado, devido à velocidade de extravasamento de líquido, ocorrendo que a formação de edema fica inevitável. Para diminuir esses efeitos pode-se usar meias elásticas, elevar as pernas com maior freqüência, fazer exercícios regulares, e principalmente a drenagem linfática, que consiste em uma técnica de massagem, com manobras suaves, que estimulará a circulação linfática, ou seja, aumentará a velocidade de recolhimento de líquido. Esta deve ser feita por um fisioterapeuta, pois ele tem o conhecimento necessário para que seja feita com precisão. O melhor é que drenagem linfática não tem contra indicação, podendo ser realizada, com segurança, a partir do 3º mês de gestação. 

 PorDra. Taissa Sazonov e Dra. Cristiane Albertassi
http://www.atmosferafeminina.com.br/internas/interna_3140.aspx?page=colunistas/detalhe_coluna.ascx?colunas_id=75


Alterações mais comuns e cuidados  na gestação:

Enjôos e digestão lenta


As náuseas são causadas pelas alterações hormonais durante a gravidez, principalmente por causa da produção da prolactina e da progesterona. Para amenizar as náuseas, o ideal é fazer pequenas refeições ou lanches de três em três horas e evitar que o estômago fique vazio. Aquele desejo de comer certo. 


Algumas mulheres também percebem que estão com a digestão mais lenta e há menor freqüência de evacuação. Isso acontece porque o mesmo hormônio que relaxa o útero para que o bebê possa crescer dentro dele relaxa também as paredes do trato digestivo e pode causar esta lentidão no trânsito intestinal. Para tratar o problema, Berenstein recomenda uma dieta laxante, com oito a dez copos de água ao dia e o hábito de ir ao banheiro com calma em horários parecidos diariamente.

Vontade de urinar. 
Esta vontade ocorre porque o útero cresce e comprime a bexiga, diminuindo a capacidade de armazenamento. O sintoma é comum no começo e no final da gravidez, e para evitar a dor ou o desejo forte de urinar, são necessárias mais idas ao banheiro.


Inchaço nas pernas e nas mãos    
Pode ocorrer nos membros inferiores e superiores e geralmente aparece no final da gestação, conseqüência de uma vasodilatação característica desta fase. É recomendável que a gestante não fique em pé ou sentada muito tempo. O ideal é fazer caminhadas curtas, e, se possível, deixar as pernas para cima entre 30 minutos a uma hora pela manhã e pela tarde.        

Para aliviar o inchaço, o mais indicado é a drenagem linfática manual três vezes por semana, que ativa a circulação sanguínea, e também comer alimentos com menos sal e pouco tempero, além de beber oito copos de água ao dia.                                           
Na hora de dormir, procure deitar para o lado esquerdo, pois esta posição favorece a circulação sanguínea diminuindo o inchaço.         

Congestação Mamária        
Por causa da produção de prolactina, as mamas ficam muito irrigadas e as veias dilatam. Este aumento de circulação venosa chama-se Rede de Haller e muitas vezes causa dor.
Recomendo massageá-las com óleos, jogar bastante água morna durante o banho sobre a mama, além de usar sutiãs de maior sustentação, próprios para gestantes”, aconselha Berenstein. 


Sonolência ou insônia              
                                                                        
Há gestantes que sofrem de insônia à noite e sonolência durante o dia e há aquelas que dormem bem à noite e ainda assim, continuam com sono. A queda da pressão arterial associada ao calor pode ser a causa deste problema. Para combatê-lo, faça atividades físicas como natação, hidroginástica e caminhadas que estimulam a produção de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar e aumentam o estado de vigilância. Para quem não consegue dormir à noite, a dica é ler um pouco, tomar um copo de leite morno e procurar não dormir durante o dia.





Viagens:                                                                                          

Evitar viagens longas.                                                                             . 
Caso seja necessário viajar, interromper as viagens longas com período de descanso de uns 15 minutos a cada 2 horas para se alimentar, hidratar-se, urinar, movimentar-se ou caminhar um pouco.


Sal na comida:
Sal em excesso, mesmo quando não se está grávida, é prejudicial. O ideal é não exagerar no tempero, principalmente se está com pressão alta, pois isso só iria prejudicar o quadro.

 Vestuário:

  • Evitar qualquer roupa que restrinja a circulação;
  • Usar roupas confortáveis, de acordo com a evolução da gravidez;
  • Poderá ser usada cinta abdominal, própria para a gestante, no final da gravidez, para apoiar o útero aumentado, principalmente se a gestante tem a musculatura flácida;O uso da cinta alivia a lombalgia e os sintomas de compreensão, pois parte do peso do útero é retirada dos ligamentos e dos vasos sangüíneos;
  • Tecidos como Jersey de algodão e Lycra são projetados para esticar. Peças em materiais como esses vão durar por várias fases da gravidez;
  • Usar sapatos confortáveis e que ajudem a manter o equilíbrio; sapatos com base maior;
  • Evitar sapatos de saltos altos, devido a dificuldade de se equilibrar;
  • Evitar o uso de ligas, pois elas retardam a circulação;
  • É aconselhável o sutiã de alças mais largas e ajustáveis. A maioria necessita de um número a mais que o habitual para dar melhor apoio as mamas em desenvolvimento;
  • O uso de um sutiã adequado alivia o desconforto das mamas caídas e evita flacidez após o parto e é aconselhável ter um sutiã para nutrizes que continuará sendo usado durante toda a amamentação.

Banho de sol: 

    Deve-se tomar alguns cuidados, pois a elevação das taxas de hormônio durante a gravidez pode provocar alterações na pigmentação da pele e ocasionar manchas. Apesar de elas normalmente sumirem após o parto, o ideal é não lançar mão de protetores solares. Além disso, deve-se usar chapéu e respeitar o horário para se bronzear que é das 8:00 às 10:00 hs da manhã ou depois das 4:00 hs da tarde. 


FONTEhttp://www.ebb.com.br/mostrar_gestantes.php?ref=6

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Depilação Egípcia


 Depilação Egípcia, ou com linha, é uma técnica de depilação temporária, que consiste em apenas utilizar uma linha.. Este fio é torcido e enrolado com as duas mãos, desliza sobre a pele, entrelaçando o pelo com a parte do fio que se encontra enrolado, retirando-o a partir do folículo. A linha consegue remover uma linha inteira de pelos de uma só vez, resultando numa linha reta e sem pelo, muito limpa e precisa. Esta é uma técnica muito utilizada principalmente para o rosto, uma vez que é uma zona bastante sensível, pois trata-se de uma técnica bastante delicada, indicada para pessoas com a pele extremamente sensível. Quando falamos de rosto, este inclui a depilação, por exemplo, do lábio superior (buço), queixo, sobrancelhas, testa, maçãs do rosto, etc. É se não das melhores, como a única que define perfeitamente as sobrancelhas, pois facilita a elevação do arco da sobrancelha e ainda altera a forma e a definição da testa, assim como a expressão facial e do olhar.

VANTAGENS:
  • Não cria rugas, não queima, não corta.
  • Não provoca reações alérgicas;
  • Quem utiliza esta técnica, pode ainda constatar um notável retardamento do crescimento do pelo, após as três primeiras sessões;
  • Ao depilar, não é retirada a camada superficial da pele, e nem são usados produtos químicos nocivos para a pele;
  • Ajuda a desencravar os pelos, uma vez que a linha ao deslizar sobre a pele, promove o efeito de esfoliação;
  • Duração de 3-4 semanas ou mais, dependendo de cada pessoa;
  • Não surgem consequentemente borbulhas ou qualquer outro tipo de irritações após a depilação;
  • Menos doloroso em comparação com outros métodos, como a cera quente ou fria e a pinça;
  • Geralmente, após a terceira passada da linha, já ocorre a liberação de endorfina, então torna-se menos dolorosa a região onde é realizada a depilação;
  • Esta técnica não tem qualquer influência em alterações na pele, já que depilação com cera quente ao longo do tempo, pode gerar flacidez tecidual;
  • Aclara e suaviza a pele;
  • Trata-se de um método tradicional, oferecendo mais higiene e cuidado;
  • É uma excelente forma de depilar, para quem pretende seguir um regime de beleza mais natural;
  • Quando feito corretamente, a pele fica avermelhada por alguns minutos após a sessão de depilação;
  • Oferece um resultado perfeito para sobrancelhas, uma vez que é mais delineadora e precisa, tendo como resultado um olhar mais limpo;
  • Mais rápido e fácil para modelar as sobrancelhas.
A desvantagem desta técnica é que em áreas grandes, como pernas, braços e costas, a sessão é mais demorada.



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Gomagem Corporal: renovação da pele!




Com frequência ouvimos alguém dizer que fez uma esfoliação para remoção de células mortas, mas algumas pessoas acham que isso não é tão importante ou que não há necessidade. Porém o mais importante é saber que, nossa pele já passa por tal processo sozinha, pois nosso corpo é uma máquina que funciona e muito bem!
Sabe-se que a nossa pele possui três camadas: Epiderme, Derme e Hipoderme.

A Epiderme é a primeira camada da pele (camada córnea da pele) não possui vascularização, mas é a camada que se encontra mais externa em nosso corpo e é também nela que acontece um processo muito importante para a saúde da nossa pele.

Dentro da Epiderme, encontramos a camada basal ( camada germinativa, que leva esse nome porque é nela que as células nascem com um formato mais arredondado) as células mais novas empurram as maduras para cima e assim estas vão subindo e se tornando achatadas para conseguirem resistir melhor ao atrito. Elas vão se acumulando com uma proteína chamada queratina que o nosso organismo produz. Quando estas alcançam a epiderme da pele, descamam e morrem.


Este é o processo de RENOVAÇÃO CELULAR DA PELE se inicia entre 7 e 14 dias e a renovação total em uma pele saudável acontece mais ou menos uma vez à cada 28 dias e em uma pele mais madura é claro que esse processo demora mais um pouco para acontecer e nas peles mais secas o processo é um pouco mais rápido. 


Quando esfoliamos a pele, retiramos essa camada de células mortas e a pele entende que precisa de mais proteção, então novamente esse processo se inicia, beneficiando a beleza da pele, porém é importante que se faça uma proteção e uma intensa hidratação após uma esfoliação, assim, aceleramos o processo mas não deixamos de cuidar das novas células que estão a caminho.
Agende hoje mesmo a sua renovação da pele!!! (12) 3896-1832


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Água Flavorizada: para quem não gosta de beber água e quer fugir do refrigerante!




Neste universo da busca por uma vida mais saudável e corpo bonito existem algumas regras, como:


  • Ter uma alimentação saudável, com ingestão de frutas, legumes e verduras;
  • Atividade física regular, mínimo 3x por semana;
  • 02 litros de água, distribuídos durante o dia.
Existem algumas marcas no mercado que tem a proposta de água com sabor, porém estes tem a adição de água com gás, açúcares e um índice de carboidrato elevado, além dos conservantes.

Para quem ainda não adquiriu o hábito de diminuir a ingestão de refrigerante, não tem a opção de fazer sucos diariamente e não gosta muito de beber água, aqui vai uma dica super simples e prática: ÁGUA FLAVORIZADA!

Água Flavorizada, conhecida também como água aromatizada ou água saborizada, veio como uma proposta refrescante e saudável para dias quentes. E porque não usar deste artifício nos dias frios!?
Nem todas as pessoas consomem a quantidade diária de água nas estações mais frias, as vezes chá e sopas, pois o fato de procurar nos manter aquecidos é um mecanismo de proteção do nosso organismo para manter os órgãos internos em temperatura adequada para seu funcionamento.

A água flavorizada é bastante encontrada em coquetéis, eventos e festas, como casamentos ao ar livre.
Para fazer essa opção de bebida saudável bastam apenas frutas, água e sua criatividade!
A mistura dos sabores das frutas vai de acordo ao seu paladar. Lembre-se: a proposta é beber água com um gostinho de sua fruta ou frutas! 
Caso esteja em dúvida de como fazer a água flavorizada, vai duas receitas:



Limão, morango e hortelã 

- Separe as folhas de hortelã, limão e morango. Lave-os muito bem!
- Corte um limão em rodelas e separe em um recipiente. Nossa sugestão é o siciliano, que é mais aromático.
- O morango tem a opção deixar ele inteiro ou corta-lo ao meio.
- Misture dois raminhos de hortelã.
- Amasse levemente os ingredientes.
- Despeje a água, misture novamente e acrescente as pedras de gelo. ( Vale deixar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. )


Especiarias


Para quem prefere uma opção não tão doce, a sugestão é escolher especiarias. 
- Corte um gengibre em cubos e misture com canela em pau e cravos da Índia a gosto.
- Amasse levemente os ingredientes para sair um pouco o gosto deles.
- Deixe a jarra na geladeira por menos pelos uma hora antes de servir.


Outra opção interessante e prática é escolher as frutas que mais gosta, cortadas e coloca-las em formas de gelo! Você pode levar para o trabalho, escola, faculdade, academia...
Pode ser um sabor para cada espaço da forma de gelo, misturar as opções das suas frutas preferidas...
O que vale é sua criatividade!
Importante: se puder não adicionar açúcar, melhor! Mas caso acredita que de início ainda não conseguiria beber e saborear apenas o sabor das frutas, opte por adoçantes, um bem aceito pelos nutricionistas, é o Stévia.





Pode ser qualquer fruta:
- Laranja;
- Melancia;
- Limão;
- Morango;
- Frutas tropicais;
- Frutas vermelhas...

Tem as opções de ervas e flores!

O que vale é agradar o seu paladar!



IMPORTANTE: faça a quantidade que for consumir no dia. Algumas frutas escurecem e podem deixar a água turva de um dia para o outro.
MESCLE os sabores durante a semana. Se permita conhecer novas misturas de sabores! Um dia cítricos, no outro frutas silvestres, no outro ervas... PERMITA-SE!!!
Faça combinações que considere ousadas! Arrisque!!!
Para quem ainda não tem o hábito de beber água todos os dias, aproveite esta dica e comece a ter uma vida mais saudável!!!